A Bela e A Fera 3D

É impressionante ver como o cinema de animação atingiu um patamar técnico que o torna capaz de transitar sem problemas por todo o espectro da expressão visual. Vide o caso do recente As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne, que em breve estarei aqui trazendo a minha critica completa sobre ele, a despeito de suas deficiências narrativas, surpreende pelo apuro técnico.

Por outro lado, é gratificante ver que nem mesmo a sofisticada modelagem tridimensional de animações feitas com o auxílio de computadores é capaz de ofuscar o encanto e o deleite de se assistir a clássicos como A Bela e A Fera, que reestreou em fevereiro nos cinemas em todo o mundo

É interessante observar que as animações hoje em dia estão cada ves menos voltadas (somente) para o público infantil. Personagens e enredos são planejados com o intuito de atrair, em uma mesma obra, audiências formadas por pessoas de idades diversas, sem abandonar as crianças, claro. A empreitada dos estúdios nem sempre resulta em êxito e, por vezes, as inserções propositais para serem percebidas apenas por jovens e adultos soam falsas ou incômodas, mesmo que os menores não percebam. Por isso é preciso reconhecer o carisma do clássico A Bela e A Fera, uma animação tradicional da Disney cujo enredo cativa crianças e adultos na mesma proporção devido à qualidade de seu roteiro e temática universal.

Não à toa o desenho continua a apresentar uma jovialidade indiscutível, mesmo em meio às animações digitais de nossos tempos. Cativante, bem-humorado, emocionante e capaz de criar identificação visual, intuitiva e imediata com seu público, o longa é um marco dentro da história do cinema de animação. Foi a primeira produção do gênero a ser indicada ao Oscar de Melhor Filme e o primeiro longa de animação a ultrapassar a marca dos US$ 100 milhões de bilheteria, algo corriqueiro hoje em dia, mas impressionante quando do seu lançamento.

Para reavivar a memória do público, segue um resumo da história:

Bela, uma jovem bonita e inteligente, acha nos livros um meio de fuga de sua tediosa rotina num vilarejo rural. Seu dia a dia pacato sofre uma reviravolta quando seu pai, um inventor atrapalhado, vai parar por acidente no castelo de uma fera horripilante, onde é feito prisioneiro. Para salvá-lo, Bela propõe à fera ficar no lugar do pai, no que é atendida. Com o tempo e a ajuda dos empregados encantados do castelo – entre eles um candelabro, um relógio e um bule falantes – ela começa a perceber que, por trás da aparência monstruosa da Fera, se esconde um homem em busca de redenção.”

Daí em diante é deixar o coração aberto para o enredo.

Quanto ao 3D, o trabalho de conversão foi detalhista e preservou o aspecto artístico da versão original. Não há nada exagerado saltando em cima do espectador. O que foi realizado – com êxito – foi um trabalho de exploração da profundidade das cenas em sintonia com o contexto emocional do filme.

Rever A Bela e A Fera 3D vale muito a pena tanto pra quem já o viu quanto pra quem numca teve a oportunidade. Não pelo 3D, por melhor que tenha sido aplicado, mas pela oportunidade de assistir pela enésima vez ou primeira vez um filme que jamais envelhece, assim como o amor que ele suscita.

Advertisements

2 comentários (+add yours?)

  1. RMSUniko
    Jun 30, 2012 @ 21:08:42

    é um ótimo desenho

    Gostar

    Responder

  2. Mii Morgado
    Jun 10, 2012 @ 15:00:37

    Que paixão!
    Um desenho que faz parte da minha infância e o maior culpado do meu amor por contos de fada.

    Não tive oportunidade de ver como ficou o trabalho em 3D, mas provavelmente ficou lindo e realista como sempre foi.

    Beijos

    Gostar

    Responder

Se você gostou do post, não deixe de comentar. Obrigada pela visita, e volte sempre! ^^

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Junho 2012
D S T Q Q S S
« Maio   Jul »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
%d bloggers like this: