Jukebox – It’s All Coming Back To Me Now (Celine Dion)

Fui convocada pra realizar uma coluna sobre música aqui, mais especificamente uma espécie de “Jukebox” de indicações musicais. Não sou uma exímia conhecedora de música e nem pretendo ser, por isso mesmo já espero receber críticas e ovadas na cara por certas indicações, mas pretendo manter a coisa “pessoal”, o que quer dizer que estou aberta ao fato de discordarem do meu gosto musical. Ok, pessoal, pra começar nada melhor do que lançar um tapete vermelho, subir o lustre e ligar os holofotes, pra dar passagem a uma das maiores divas da música pop: Celine Dion.
Você deve pensar “AFF, CELINE É ULTRAPASSADA, SÓ TOCOU AQUELE HIT DE TITANIC”, pois bem, caro amiguinho cyber-argonauta, ultrapassado e burro é você! Quem pensa que a única música (de alta qualidade por sinal) da Celine é “My Heart Will Go On” pode começar a dobrar a língua, embora essa canção seja considerado seu masterpiece, venho aqui justamente pra mostrar uma outra canção da diva que acaba ficando na sombra da famigerada música da Rose.
A canção que dá o ponta pé a este multi-étnico e psicodélico jukebox é “It’s All Coming Back To Me Now”. Primeiro devo citar que essa música foi escrita por Jim Steinman que é notavelmente conhecido por ter escrito músicas para Meat Loaf e Bonnie Tyler (turn around, bright eyeeees) e foi inspirada em “O Morro dos Ventos Uivantes”, novela do século XIX, escrita pela tão brilhante quanto provinciana Emily Brontë.

O clássico da literatura inglesa já influenciou muito da cultura moderna, sendo citado como referência até mesmo nos atuais livros da bem sucedida Saga Crepúsculo (Sim, é o livro favorito da Bela Swan). As meninas que leem a saga de Meyer podem entretanto ter uma forte decepção com a leitura da obra mencionada. Apesar da temática envolver um romance proíbido, o tempero de Brontë é muito mais forte, sobrenatural e atormentador do que o do açucarado livro que protagoniza o vampiro-pisca-pisca Edward. E é nessa atmosfera romântica, devastadora, sensual e sombria que a canção surge. Steinman comparou a canção a “Imagem de Heathcliff dançando com o cadáver de Cathy sob o luar” e também declarou que a canção fala sobre obsessão e que não é apenas o amor retornando, mas sim o terror completo e a perda de controle. Inicialmente “It’s All Coming Back To Me Now” era pra ser gravada por Meat Loaf, mas logo perceberam que aquela música tinha que ser de Celine Dion, mesmo porque o autor a associava a uma mulher. Dion lançou a balada em seu álbum “Falling Into You” em 29 de julho de 1996 e sua versão alcançou a segundo lugar na Billboard Hot 100 e terceiro lugar na UK Singles Charts.

Minha opinião pessoal? Trata-se de uma balada poderosa sobre a perda e a volta de um amor. Um amor que nunca foi embora na verdade e que sempre reaparece como uma maldição, assombrando, tirando a paz e o sono. Através de um som, um toque, uma memória. Os acordes arrebatadores e as notas altíssimas se bem interpretadas nos levam a uma epifania emocional, onde letra e melodia se unem para reviver uma das maiores estórias de amor da literatura mas que vive acontecendo por aí, o tempo todo. Vai dizer que você nunca teve um desses amores que parecem fantasmas arrastando correntes? Eu duvido muito.
Aproveitem o videoclipe oficial de “It’s All Coming Back To Me Now”:

… E também o belíssimo cover feito por Lea Michele (que interpreta a personagem Rachel Berry no seriado Glee):

PS: O “New Directions” ganhou a competição nacional de Corais em Chicago com um medley contendo essa música no episódio Nationals (3×21) de Glee. E um segredo bobo é que eu descobri que essa canção era inspirada no meu livro favorito por causa de Glee. That’s all folks!

Anúncios

2 comentários (+add yours?)

  1. Cath Gil
    Jun 04, 2014 @ 01:47:52

    SIMPLESMENTE AMEI!
    Eu queria uma “explicação” para essa música e a sua está soberba!
    Obrigada, obrigada!

    Gostar

    Responder

  2. Ashley
    Jan 16, 2014 @ 00:59:07

    I would like to thank you for the efforts you have put in penning this website.

    Gostar

    Responder

Se você gostou do post, não deixe de comentar. Obrigada pela visita, e volte sempre! ^^

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Julho 2012
D S T Q Q S S
« Jun   Ago »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
%d bloggers like this: